Histórico da Escola

POR Leonardo Torres 01/12/2011

História

Endereço: Avenida Rio Madeira, 2166, Bairro Agenor de Carvalho, CEP: 78909-970, no Município de Porto Velho (RO)

Mantenedora: Instituição Adventista de Educação e Assistência Social Norte Brasileira

Esfera Administrativa: Instituição de Ensino da iniciativa privada na categoria Confessional.

Início das Atividades: a Instituição de Ensino iniciou suas atividades no ano letivo de 1986 atendendo com -.

Atos de Regularização: ( Atos que estejam em vigência)

  1. Parecer Nº. 082/80 CTE/RO  foi autorizada para funcionamento de 1ª a 4ª série do primeiro grau.
  2. Parecer n. 052/96-CEE/RO e Resolução n. 045/96-CEE/RO, homologados em 04.09.1996: concederam Reconhecimento à Instituição de Ensino com o Ensino Pré-Escolar e o Ensino de 1º Grau regular de 1ª a 8ª série;
  3. Resolução n. 124/99-CEE/RO, homologada em 22.03.2000: integrou o Ensino Médio regular ao Reconhecimento da Instituição de Ensino concedido pelo Parecer n. 052/96-CEE/RO e Resolução n. 045/96-CEE/RO.
  4. Parecer n. 053/01-CEE/RO, homologado em 03.10.2001: aprovou o Sistema de Avaliação e Recuperação da aprendizagem Unificado para as Escolas da Rede Adventista do Estado de Rondônia;
  5. Parecer n. 141/05-CEE/RO e Resolução n. 184/05-CEE/RO, homologados em 10.02.2006: aprovaram as alterações nas Grade Curricular do Ensino Médio regular e determinaram os ajustes nas Grades do Ensino Fundamental regular de 5 a 8 série, unificadas para a Rede de Escolas Adventistas do Estado de Rondônia.
  6. Parecer 068/07 – CEE/RO e Resolução  267/07-CEE/RO, autorizam reorganização para a oferta do Ensino Fundamental de nove anos, a partir do ano letivo de 2007, nas Instituições da Rede  Adventista do Estado de Rondônia, regularizadas e da outras providências.
  7. Resolução 281/07, homologada em 15.01.2008 retifica , nos atos emitidos pelo conselho Estadual de Rondônia, a denominação dos estabelecimentos de ensino à Rede Adventista no Estado de Rondônia, conforme específica
  8. Portaria N. 0284/09GAB/SEDUC – 16 de feverreiro de 2009 – Credenciamento do Colégio Adventista de Porto Velho.

Níveis de Educação e de Ensino oferecidos em 2006 e a oferecer a partir do ano letivo de  2007 :

O Centro Educacional Adventista de Porto Velho, oferece, no ano letivo de 2006, o seguinte atendimento escolar:

N° de ordem

Nível e modalidade de Educação

Nível de Ensino

Segmento/Período

 

01

Educação Básica regular

Educação Infantil

Pré-Escolar I,II e III

 

Ensino Fundamental

Organizado em 8 anos

1ª a 4ª série

 

5ª a 8ª  série

 

Ensino Médio

1ª a 3ª série

 

 

 

          A partir do ano letivo de 2007, haverá o reordenamento do atendimento escolar para a implantação do Ensino Fundamental com nove anos de duração, com o ingresso obrigatório das crianças de seis anos de idade, o que se refletirá também na Educação Infantil, que passará a atender crianças de quatro e cinco anos. Com isso, o atendimento escolar passará a ser:

N° de ordem

Nível e modalidade de Educação

Nível de Ensino

Segmento/Período

 

01

Educação Básica regular

Educação Infantil

Pré-Escolar I e II

 

Ensino Fundamental

Organizado em 9 anos

Anos Iniciais - 1° ao 5°

 

Anos Finais – 6° ao 9°

 

Ensino Médio

1ª a 3ª série

 

 

 

Histórico:

Colégio Adventista de Porto Velho, localizado à Avenida Rio Madeira, 2166, Bairro Agenor de Carvalho, CEP.: 78909-970, no Município de Porto Velho (RO), oferecerá Educação Infantil: Pré – Escolar, Ensino Fundamental regular do 1º ao 9º Anos e Ensino Médio regular, nos turnos Matutino e Vespertino;

             A escola Adventista surgiu em Porto Velho ,ainda Território Federal de Rondônia, através da iniciativa do Pr. Ribamar de Paiva teve sua  construção em 1961,à Avenida Sete de Setembro, N. 1173 denominada como Escola Adventista Sete de Setembro. Criada pelo voto da mesa Administrativa da entidade Mantenedora, constando em estatuto da mesma, e mantida pela União Norte Brasileira da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Entidade Religiosa Educacional e Assistencial, pessoa jurídica de direito privado, registrada no Cartório Especial de Títulos e Documentos sob Nº. 1508 do Livro Nº. 03 do Cartório de Registro do Primeiro Ofício, em Belém, Estado do Pará, reconhecida como entidade de utilidade Pública pelo Decreto Federal Nº. 54643 de janeiro de 1964, tendo sua sede e domicilio legal à Travessa Mauriti, 2881, na cidade de Belém do Pará Estado do Pará.

            A Escola foi implantada para funcionamento do Pré Escolar e de 1ª a  4ª série do primeiro grau. Em 1980 foi autorizada pelo Parecer Nº. 082/CTE/RO. Por essa escola  professores e alunos, hoje , alguns pais de nossos alunos relembram os bons tempos.

            Com o crescimento da cidade, o espaço da Escola Adventista Sete de Setembro ficou restrito para atender sua clientela, devido as construções que a cada dia surgiam no centro de Porto Velho. Sentindo a necessidade de ampliar suas instalações e o espaço físico para dar melhor atendimento aos pais e alunos que a ela recorriam, a Entidade Mantenedora, missão Amazônia Ocidental da Igreja Adventista di Sétimo Dia, resolveu através do voto de Nº.85.110  de  07 de novembro de 1985, mudar suas instalações pra uma área bem mais ampla e menos atingida pelo movimento do centro da cidade, situada à Avenida Rio madeira, 22308, sub- esquina com a  Avenida Sete de Setembro, no Bairro Nova Porto Velho, mudando sua antiga denominação para : Centro Educacional Adventista de Porto Velho( CEAPV).

            Em 03 de Fevereiro de 1986, iniciou o funcionamento do novo edifício, ainda em fase de acabamento, com um corpo discente de 223 alunos, divididos em 09 turmas de pré escola a 6ª série do primeiro grau.

            O corpo docente era composto por 06 professores habilitados que unidos trabalharam em prol do crescimento da escola.

            O Corpo administrativo e técnico era composto pela diretora Zoraide Santos, secretária, Coordenadora Pedagógica, Inspetora e Zeladora que muito contribuiu para o progresso da escola.

            Em 1989 sob a liderança do Professor Ivan Rodrigues Patrício, diretor, a escola continuou seu crescimento em números de alunos, funcionários, conclusão do prédio administrativo e pavimentação do pátio .

            Em 1996 sob liderança do Pr. Josué ,diretor,o Centro Educacional Adventista de Porto Velho, já constava com 740 alunos, 30 professores e 22 funcionários, funcionando do Pré a 8ª séire do primeiro grau. Foi concluído o Auditório.

            Em 1997 e Sob sua liderança foi implantado o Ensino Médio- curso Colegial com as três séries.

            Em 1998 foram instalados Ar condicionados em todas as salas de aula, sala dos professores e nas salas do prédio administrativo.

            Em 1999 o Centro Educacional teve a grata satisfação de formar sua primeira turma de Ensino Médio, sob a liderança do Prof. Josué Martins, secretária Leonice Puerta Lula, Coordenadora Pedagógica Cláudia Solange Martins, Coordenadora Pedagógica Luzia do Vale Nascimento, Orientadora Educacional Josete de Jesus Martins.

             Em 2000 a 2001, sob a liderança da Professora Valquíria Aguiar Bezerra da Silva, Diretora, a escola teve suas instalações  ampliadas com mais  06 novas salas , 01 sala de Artes, Cantina e uma Piscina semi-olímpica.

             Em 2002 sob a liderança da Professora Josete de Jesus Martins, diretora, secretária Leonice Puerta Lula, Coordenadora Pedagógica Vanuza Firmino, Coordenadora Pedagógica Claudia Goese Pinheiro, foi instalado neste período as centrais de ar nas salas de aula.

             Em 2003 a 2006 sob a liderança do diretor Marcos César de Sousa, secretária Elaine Dias Pereira, Coordenadora Lídia Greep Vôos, Coordenadora Pedagógica Vera Lucia Suci, Coordenadora de Disciplina Josete Martins, Orientadora Eduacional Edy Rederd Trefeles Zacarias, a escola foi mais uma vez beneficiada com a construção dos novos banheiros, reforma da fachada do prédio escolar, melhoria na no laboratório de informática, crescimento na qualidade do ensino oferecendo Educação Continuada aos Professores não qualificados.

             Em 2007 a 2008  sob a liderança da Diretora Etelvina Oliveira Pacheco, secretária Edna Lucia Neves de Araujo,Coordenadora Eliane Almeida de Azevedo, Lidia Greep Vôos, Coordenadora de Disciplina: Ilázia Cristina Carvalho dos Santos, Orientadora Educacional Sandra Francisca dos Santos. O laboratório de Informática recebeu um software Educacional para os alunos do Ensino Fundamental, Houve a implantação dos nove anos e mudança no sistema de secretaria escolar e Tesouraria sendo unificado.

             Em abril de 2009, o Profº Jeremias de Sousa Leite assumiu a direção e como secretária Edna Lucia Neves de Araújo, Coordenadoras Pedagógicas Sandra Francisco dos Santos, Roselaine Vieira Sonego, Coordenador de Disciplina: Marcio Martins Madalena, Orientadora Educacional :Etelvina Oliveira Pacheco. Houve a construção do anexo II, com 8 (oito) salas de aula e a ala administrativa, para a Educação Infantil e fundamental I.

            Em 2010 houve troca de Coordenação, Wilane Almeida Assumiu a coordenação do Ensino Fundamental e Ens Médio até julho e Sandra Klein Madalena Coordenação da Educação Infantil ao Ensino Fundamental I. A partir de agosto do mesmo ano a Professora Maria Francisca Cavalcante assumiu a Coordenação do Ensino Fundamental e Ensino  Médio.

            Em Julho de 2011 houve mudança na direção, assumindo então a Profª Ione Alves de Sousa Hoffmann, Coordenadora de Disciplina Maria Madalena, Coordenadora Pedagógica da Educação infantil ao Fundamental I Sandra Francisco dos Santos. Na área física da Escola foi iniciado a reforma do vestiário feminino e masculino, ampliação da quadra poliesportiva, construção do palco na quadra, colocação da grade separando as piscinas.

           Em janeiro de 2012 o colégio recebeu a Profº Débora Cristina Zimmer da Luz de Oliveira como vice diretora.  Houve crescimento no número de alunos abrindo novas  turmas na Educação infantil,  3º ano fundamental, e  7º ano , chegando a 1097 alunos no mês de março.

           “ Até aqui no ajudou o Senhor”.