menu.about

about.history

Colégio Adventista de Porto Velho, localizado à Avenida Rio Madeira, 2166, Bairro Agenor de Carvalho, CEP.: 78909-970, no Município de Porto Velho (RO), oferecerá Educação Infantil: Pré – Escolar, Ensino Fundamental regular do 1º ao 9º Anos e Ensino Médio regular, nos turnos Matutino e Vespertino;

             A escola Adventista surgiu em Porto Velho, ainda Território Federal de Rondônia, através da iniciativa do Pr. Ribamar de Paiva teve sua construção em 1961, à Avenida Sete de Setembro, N. 1173 denominada como Escola Adventista Sete de Setembro. Criada pelo voto da mesa Administrativa da entidade Mantenedora, constando em estatuto da mesma, e mantida pela União Norte Brasileira da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Entidade Religiosa Educacional e Assistencial, pessoa jurídica de direito privado, registrada no Cartório Especial de Títulos e Documentos sob Nº. 1508 do Livro Nº. 03 do Cartório de Registro do Primeiro Ofício, em Belém, Estado do Pará, reconhecida como entidade de utilidade Pública pelo Decreto Federal Nº. 54643 de janeiro de 1964, tendo sua sede e domicílio legal à Travessa Mauriti, 2881, na cidade de Belém do Pará Estado do Pará.

            A Escola foi implantada para funcionamento do Pré Escolar e de 1ª a 4ª série do primeiro grau. Em 1980 foi autorizada pelo Parecer Nº. 082/CTE/RO. Por essa escola professores e alunos, hoje , alguns pais de nossos alunos relembram os bons tempos.

            Com o crescimento da cidade, o espaço da Escola Adventista Sete de Setembro ficou restrito para atender sua clientela, devido as construções que a cada dia surgiam no centro de Porto Velho. Sentindo a necessidade de ampliar suas instalações e o espaço físico para dar melhor atendimento aos pais e alunos que a ela recorriam, a Entidade Mantenedora, missão Amazônia Ocidental da Igreja Adventista do Sétimo Dia, resolveu através do voto de Nº.85.110  de  07 de novembro de 1985, mudar suas instalações pra uma área bem mais ampla e menos atingida pelo movimento do centro da cidade, situada à Avenida Rio madeira, 22308, sub- esquina com a  Avenida Sete de Setembro, no Bairro Nova Porto Velho, mudando sua antiga denominação para : Centro Educacional Adventista de Porto Velho( CEAPV).

            Em 03 de Fevereiro de 1986, iniciou o funcionamento do novo edifício, ainda em fase de acabamento, com um corpo discente de 223 alunos, divididos em 09 turmas de pré-escola a 6ª série do primeiro grau.

            O corpo docente era composto por 06 professores habilitados que unidos trabalharam em prol do crescimento da escola.

 

            O Corpo administrativo e técnico era composto pela diretora Zoraide Santos, secretária, Coordenadora Pedagógica, Inspetora e Zeladora que muito contribuiu para o progresso da escola.

            Em 1989 sob a liderança do Professor Ivan Rodrigues Patrício, diretor, a escola continuou seu crescimento em números de alunos, funcionários, conclusão do prédio administrativo e pavimentação do pátio.

            Em 1996 sob liderança do Pr. Josué, diretor, o Centro Educacional Adventista de Porto Velho, já constava com 740 alunos, 30 professores e 22 funcionários, funcionando do Pré a 8ª séire do primeiro grau. Foi concluído o Auditório.

            Em 1997 e sob sua liderança foi implantado o Ensino Médio- curso Colegial com as três séries.

            Em 1998 foram instalados Ar-condicionados em todas as salas de aula, sala dos professores e nas salas do prédio administrativo.

            Em 1999 o Centro Educacional teve a grata satisfação de formar sua primeira turma de Ensino Médio, sob a liderança do Prof. Josué Martins, secretária Leonice Puerta Lula, Coordenadora Pedagógica Cláudia Solange Martins, Coordenadora Pedagógica Luzia do Vale Nascimento, Orientadora Educacional Josete de Jesus Martins.

             Em 2000 a 2001, sob a liderança da Professora Valquíria Aguiar Bezerra da Silva, Diretora, a escola teve suas instalações ampliadas com mais 06 novas salas, 01 sala de Artes, Cantina e uma Piscina semi-olímpica.

             Em 2002 sob a liderança da Professora Josete de Jesus Martins, diretora, secretária Leonice Puerta Lula, Coordenadora Pedagógica Vanuza Firmino, Coordenadora Pedagógica Claudia Goese Pinheiro, foi instalado neste período as centrais de ar nas salas de aula.

             Em 2003 a 2006 sob a liderança do diretor Marcos César de Sousa, secretária Elaine Dias Pereira, Coordenadora Lídia Greep Vôos, Coordenadora Pedagógica Vera Lucia Suci, Coordenadora de Disciplina Josete Martins, Orientadora Eduacional Edy Rederd Trefeles Zacarias, a escola foi mais uma vez beneficiada com a construção dos novos banheiros, reforma da fachada do prédio escolar, melhoria na no laboratório de informática, crescimento na qualidade do ensino oferecendo Educação Continuada aos Professores não qualificados.

             Em 2007 a 2008 sob a liderança da Diretora Etelvina Oliveira Pacheco, secretária Edna Lucia Neves de Araujo, Coordenadora Eliane Almeida de Azevedo, Lidia Greep Vôos, Coordenadora de Disciplina: Ilázia Cristina Carvalho dos Santos, Orientadora Educacional Sandra Francisca dos Santos. O laboratório de Informática recebeu um software Educacional para os alunos do Ensino Fundamental, Houve a implantação dos nove anos e mudança no sistema de secretaria escolar e Tesouraria sendo unificado.

 

             Em abril de 2009, o Profº Jeremias de Sousa Leite assumiu a direção e como secretária Edna Lucia Neves de Araújo, Coordenadoras Pedagógicas Sandra Francisco dos Santos, Roselaine Vieira Sonego, Coordenador de Disciplina: Marcio Martins Madalena, Orientadora Educacional: Etelvina Oliveira Pacheco. Houve a construção do anexo II, com 8 (oito) salas de aula e a ala administrativa, para a Educação Infantil e fundamental I.

            Em 2010 houve troca de Coordenação, Wilane Almeida Assumiu a coordenação do Ensino Fundamental e Ens Médio até julho e Sandra Klein Madalena Coordenação da Educação Infantil ao Ensino Fundamental I. A partir de agosto do mesmo ano a Professora Maria Francisca Cavalcante assumiu a Coordenação do Ensino Fundamental e Ensino Médio.

            Em Julho de 2011 houve mudança na direção, assumindo então a Profª Ione Alves de Sousa Hoffmann, Coordenadora de Disciplina Maria Madalena, Coordenadora Pedagógica da Educação infantil ao Fundamental I Sandra Francisca dos Santos Feitosa. Na área física da Escola foi iniciado a reforma do vestiário feminino e masculino, ampliação da quadra poliesportiva, construção do palco na quadra, colocação da grade separando as piscinas.

           Em janeiro de 2012 o colégio recebeu a Profº Débora Cristina Zimmer da Luz de Oliveira como vice-diretora.  Houve crescimento no número de alunos abrindo novas turmas na Educação infantil, 3º ano fundamental, e 7º ano, chegando a 1097 alunos no mês de março.

            Em fevereiro de 2013 o colégio teve em sua direção a Profª Maria Luciene Farias Alves, na tesouraria o Sr. Esau Ribeiro Barbosa, na Coordenação Pedagógica da Educação Infantil ao Ensino Fundamental I a Profª Tirza Ferreira de Oliveira, na Coordenação Pedagógica do Ensino Médio a Profª Sandra Francisca dos Santos Feitosa, na Coordenação Pedagógica do Ensino Fundamental II a Profª Maria Francisca da Costa Cavalcanti, na Orientação Educacional da Educação Infantil ao Ensino Fundamental I a Profª Etelvina de Oliveira Pacheco, e na Orientação Educacional do Ensino fundamental II ao Ensino Médio a Profª Isabel Cristina Jarcem do Nascimento Marques, na Coordenação de Disciplina o Sr. Cleodon Luiz Braga de Oliveira, finalizamos o ano com 937 alunos.

            No mês de novembro de 2013 o Profº Jurandi Vicente de Carvalho Filho assumiu a direção do colégio, com a saída no final do ano da Profª Tirza Ferreira de Oliveira da Coordenação, houve a necessidade de reestruturar a equipe.

No início de 2014 a Profª Maria Luiza Pacheco Carvalho assumiu na Coordenação Pedagógica do Ensino Médio, na tesouraria o Sr. José Mariano dos Santos, na Capelania o Pr. Leonardo Ferreira Mendonça, iniciou - se o ano com 822 alunos.

Em 2015 foi admitida na Coordenação Pedagógica do Ensino Fundamental II a Profª Elzimar de Souza Maia Lima, no mês de agosto ela assumiu a direção do colégio, a Profª Isabel Cristina Jarcem do Nascimento Marques tomo posse da Coordenação Pedagógica do Ensino Fundamental II, a Profª Maria do Céu Vaz, a Coordenação Pedagógica do Ensino Médio.

No ano de 2016, iniciou - se as melhorias na estrutura do Colégio, em setembro a Profª Fabiana de Paula Ramos começou na Orientação Educacional da Educação Infantil ao Ensino Fundamental I.

No começo do ano de 2017 ao professora Rute de Almeida Zeola Contesini foi contratada como Coordenadora Pedagógica, finalizaram-se as reformas e ampliação da ala administrativa, o Pr. Jalles Castro Cavalcante tomou posse na Vice-Direção do Colégio, foi reinaugurado em dezembro as novas instalações e finalizamos o ano com 595 alunos.

No início de 2018 o Sr. Jalles Castro Cavalcante foi transferindo para o Colégio Adventista de Rio Branco, e o Pr. Peterson Leonardo Porto Cunha de Sousa assumiu a vice direção, a sua esposa Profª Roseli Pereira de Sousa Cunha assumiu a Coordenação Educacional do Ensino Fundamental II ao Ensino Médio no lugar da profª Rute de Almeida Zeola Contesini, a profª Solange Aparecida de Souza Naval fico na Orientação Pedagógica do fundamental II ao Médio e a sua antecessora profª Sandra Francisca dos Santos Feitosa assumiu a Coordenação Pedagógica da educação infantil ao ensino fundamental I. No começo de março o pastor Melque Sabino de Araujo foi admitido como coordenador do Polo Unasp. Recebemos por transferência da associação de Mato Grosso para assumir o setor financeiro do colégio o senhor Arnold Danilo Schneider Garcia Leal e finalizamos o ano com 759 alunos.

Já em 2019 recebemos por transferência da associação ASuR para assumir a coordenação pedagógica a professora Marisol Salvatierra Miranda. A professora Daniele Pereira Medeiros assumiu a função de Orientadora Educacional. No meio do ano tivemos a inauguração da nossa sala de música e em outubro tivemos a visita para ser o orador da Semana de Oração e Escola de Pais o senhor Juvenal Delfino de Oliveira Neto e finalizamos o ano com 946 alunos.

Em fevereiro de 2020 o pastor Melque Sabino de Araujo assumiu a direção do colégio. No ano de 2021 tivemos a avaliação técnica da UNOB e no final do ano a professora Daniele Pereira Medeiros dos Santos substituiu a professora Sandra Francisca dos Santos Feitosa na coordenação e a professora Edilna Costa de Souza  se tornou a orientadora educacional.

No começo de 2022 o Sr. Renan Carvalho Bustamante assumiu a vice direção, em maio o professor Adanan Willian Encarnação Lima a direção, a professora Heloiza Leandro Alfom Lima a orientação das séries finais e ensino médio.